segunda-feira, 27 de julho de 2009

o elenco e a locação


Eis que na última sexta-feira dia 24/07 fomos até o bar do James, o Turco Gordo, para o nosso primeiro ensaio na locação. Logo que chegamos já nos ajeitamos na mesa planejada para a filmagem, pedimos as devidas cervejas e marcamos os pontos de câmera para passarmos o texto.

Entretanto, todo bar ou lanchonete exige a sua diplomacia, seja ela etílica ou gastronômica. Então, pedimos uns petiscos, mais cervejas, outros aperitivos para, então, fotografarmos para o blog, comentarmos os últimos ensaios, debatermos os figurinos e detalharmos todas as movimentações do Paulinho e da Malu.

O Bar contribui muito para as narrativas dos amigos e, além disso, tem uma geografia que favorece a entrada e a saída das personagens dando uma boa margem de manobra para a equipe filmar. Uma preocupação é a iluminação, já que o bar atende num clima que não chega a ser à meia-luz, mas que ao mesmo tempo exigirá de nós um equipamento para dar mais atenção e foco aos atores.

Outro aspecto da locação que favorece o filme é a pouca movimentação da rua. A captação de som ficará por conta do André Dias, que fará a captação diretamente para a ilha de edição no laptop. Eis aí mais um detalhe de uma produção independente: as amizades entrando em cena, ou melhor "fora-de-cena". Afinal, os filmes também são concebidos nos bastidores!

Mais ensaios com improvisos, figurinos, locação em primeiro plano e bastidores entrando em ação. Pouco a pouco, passo a passo o curta de ficção se torna realidade!

Abraços,
Fábio Monteiro