quarta-feira, 12 de agosto de 2009

onze de agosto


E veio a noite de onze de agosto pronta para a filmagem no Bar do James. A equipe técnica chegou por volta das seis e meia da noite. Preparação da iluminação e um spot queima. O Marcão desmonta o set, parafuso por parafuso e nada. Foi montá-lo de novo pra saber que era apenas um mau contato. Luzes prontas e os clientes vão enchendo o bar...

Chega o André. Prepara o laptop, microfone a postos e uma cerveja na mesa. Mais clientes chegam ao bar. Passamos um primeiro teste de som e tudo bem, dá pra limpar os ruídos e garantir um bom áudio do elenco. E o elenco ainda não chegou...

As câmeras estão prontas. Cem por cento de baterias, fitas rebobinadas e etiquetadas e preparamos um monitor pra acompanhar as cenas. Mas o monitor não reconhece o sinal NTSC da câmera. Tivemos que passar o ensaio tudo em preto e branco. Daí que só dá pra ter uma ideia do que seja o enquadramento e o plano, já a iluminação... E cadê o elenco?

Já eram mais de oito horas e tantos minutos quando o elenco chegou ao bar devidamente ocupado por clientes já bastante curiosos pra saber que raios seria feito de toda aquela aparelhagem disposta no meio do salão. O elenco chega fora de foco, meio perdidos no bar, mas prontos pra entrar em cena, com o texto e gestual mais que ensaiados.

Logo os três, Paulo, Plaça e Mar seguiram para a maquiagem da Aline e da Mirah; preparam seus figurinos e bastou um ajuste nos spots e o acerto da câmera pra começarmos as filmagens. Às nove horas e pouco minutos.

Uma chamada geral para os clientes do bar. "Por gentileza, só temos uma noite para fazer um filme e precisamos do silêncio de vocês. Contamos com a cooperação de todos". E, de fato, todos cooperaram. E foram muitos os que ficaram até por volta de meianoite só pra acompanhar toda a filmagem. E a cada palavra "ação" dita em alto e bom som, todo o bar ficava em silêncio só pra ver o elenco em cena. Perfeito. Uma noite de terçafeira para ficar para sempre. A equipe em sintonia. O Bruno e sua concentração cinematográfica, o Felipe e seu voluntarismo e o Marcão sempre pronto pra decupar a iluminação. O som do André sendo filtrado com a devida atenção. No mais, o elenco destilando espontaneidade e originalidade.

Parabéns aos estrangeiros! Parabéns a toda equipe!
Fim da primeira etapa. Agora, que venha a cidade.
Abraços!
Fábio