segunda-feira, 24 de agosto de 2009

a noite de sábado vinte e dois


A noite de 22 de agosto foi fria.

Mesmo assim, a equipe saiu às ruas para fazer as filmagens da Mirah e sua personagem caminhante. Começamos pela Avenida Ândromeda no Satélite. Muitos carros, luz suficiente para trabalhar e ainda contamos com uma tímida plateia que assistia aos takes de dentro do estacionamento do Vale Sul.

Pra começar a esquentar a noite, um travelling de primeiro plano ao longo da calçada do shopping. Uma, duas, três, quatro tomadas da cena. Até que conseguimos acertar a melhor captação de som para aquela noite.

Depois, rua Tucuman. Ninguém jamais havido passado naquela rua no Parque Industrial. Uma rua curta com quatro postes e, ao fundo, o cenário noturno da cidade. A personagem em primeiro plano e a cidade como cenário. Porém, um detalhe: um poste queimou. Raios!

Preparamos um carro com luz alta e ensaiamos as cenas. Tudo bem, não fosse o fato de que precisamos empurrar o carro para captar o som da Mirah... Esta foi a cena mais trabalhosa, quarenta minutos, dez tomadas. A vizinhança foi ao portão, mas só pra ficar de plateia. Nada de ajudar a empurrar o carro... Haja fôlego para tanta cena. Fim da etapa, todos estavam devidamente aquecidos de tanto empurrar carro rua acima. Detalhe: eu passei na mesma rua na noite seguinte, domingo: todos os quatro postes estavam acesos. Ou seja, o poste tinha que queimar justo na noite da filmagem...

Depois, Avenida Cassiano Ricardo. Uma tomada rápida, cerca de um minuto. Ainda tínhamos mais duas cenas pela frente. Mas o frio estava pegando, o vento cortando rente à pele e alta noite já chegava... Filmamos a cena que garantia a sequência e encerramos por ali. Três sequências numa noite fria que mereciam uma comemoração.

Com as cenas gravadas e o som conferido, fomos conhecer um bar da Avenida. Mas desta vez, com tudo iluminado e sem ter que se preocupar com os excessos de barulho, decidimos brindar a curta noite de filmagem e nos preparar para os próximos desafios.

Abraços!
Fábio Monteiro